Sessões aos sábados, às 20:00

Escola Dilma Lúcia dos Santos
Rodovia SC 406 (Rodovia Francisco Thomaz dos Santos - Seu Chico) nº 6050
Armação do Pântano do Sul

Ponto de Cultura Baleeira
Rodovia SC 406 (Rodovia Francisco Thomaz dos Santos - Seu Chico) nº 5820, em frente ao trevo da Armação

Informações (48) 9145 9550 (48) 8808 0648

fevereiro 03, 2011

Dia 26 de Fevereiro 

El Topo 


Sinopse:
Antes de ser um western completamente diferente de tudo que já foi filmado até hoje, El Topo é também um divisor de águas na história do cinema contemporâneo. É, em sua essência, todo um manifesto estético e cultural em forma de filme. Mais precisamente, é a contra-cultura em seu melhor estado, agressiva e subversiva, buscando um lugar ao sol. Não obstante, o título faz menção à topeira, que cava buracos debaixo da terra, no subsolo, com o objetivo de vir à luz - ainda que mal consiga enxergar. O chileno Alejandro Jodorowsky, misto de cineasta e mago, estava interessado em cavar túneis que levassem à tona uma produção cinematográfica até então limitada ao underground.

O próprio Jodorowsky interpreta o protagonista, um cavaleiro chamado El Topo que vaga por paisagens desertificadas. Encontra vilarejos dizimados, cenários grotescos e figuras misteriosas. O roteiro tem pouco texto, mas capricha nas toneladas de símbolos e significantes. Com uma montagem seca e precisa, que lembra bastante o estilo do diretor brasileiro Glauber Rocha, Jodorowsky vai contando uma história que toca em temas profundos, relacionados não só à arte, mas também de cunho político e religioso.

Por isso, El Topo é cheio de imagens bastante fortes. Um povoado repleto de deficientes físicos rejeitados pela sociedade, uma série de cadáveres de animais mortos e várias execuções sumárias fazem parte da trama. Ainda que o filme tenha despertado ojeriza em muitos espectadores, lá em 1970, o capricho estético foi reconhecido por muita gente influente no meio artístico, como David Lynch, Peter Fonda, Bob Dylan e Peter Gabriel.

Outro que ficou impressionado com El Topo, e que foi indiretamente responsável pela difusão internacional do filme, foi John Lennon. O músico convenceu um amigo da indústria cinematográfica a comprar os direitos do filme e distribuí-lo ao redor do mundo.

Sem dúvida alguma, El Topo é um filme difícil, para poucas plateias. Porém, é uma experiência intensa e enriquecedora.

Ficha:
Direção: Alejandro Jodorowsky
Duração: 125'
Ano: 1970
País: México


Dia 26 de Fevereiro / Hora: 20:00
Local: E.B.M. Dilma Lúcia dos Santos / Entrada Franca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário