Sessões aos sábados, às 20:00

Escola Dilma Lúcia dos Santos
Rodovia SC 406 (Rodovia Francisco Thomaz dos Santos - Seu Chico) nº 6050
Armação do Pântano do Sul

Ponto de Cultura Baleeira
Rodovia SC 406 (Rodovia Francisco Thomaz dos Santos - Seu Chico) nº 5820, em frente ao trevo da Armação

Informações (48) 9145 9550 (48) 8808 0648

maio 10, 2010

29 / MAIO  
Filme: ASSIM ERA A ATLÂNTIDA
Carlos Manga / 1974


Sinopse:

A Atlântida ficou mesmo conhecida com as famosas chanchadas ou comédias populares, que foram o principal produto de um cinema que pretendia firmar-se como indústria. E assim foi feito. O público lotava os cinemas, reverenciava seus ídolos, numa época (anos 50) em que o musical americano dominava o mundo. Jamais houve uma sintonia tão grande entre o cinema brasileiro e o público. Assim Era a Atlântida reúne trechos dos principais filmes que sobreviveram a um incêndio nos estúdios da empresa, em 1952, e a uma inundação em seus depósitos, em 1971. Esses filmes foram reavaliados e recuperados através de um trabalho árduo e eficiente. Assim, você vai (re)ver cenas antológicas do nosso cinema que marcaram o imaginário de várias gerações. O humor irreverente e debochado de Oscarito e Grande Otelo; os galãs Anselmo Duarte e Cyll Farney; as mocinhas Eliana, Fada Santoro, e Adelaide Chiozzo; os eternos vilões José Lewgoy e Renato Restier; e mais Emilinha Borba, Francisco Carlos, Jorge Goulart, Nora Ney, Dóris Monteiro, e além dos diretores Moacir Fenelon, José Carlos Burle, Watson Macedo, e Carlos Manga, que somente na Atlântida dirigiu 21 filmes. A Atlântida criou uma maneira de ver cinema. Um cinema autêntico, popular. Expressão de uma época. Em sintonia com um tempo feliz, com muitos risos e romances inocentes. Muitos vão recordar, outros conhecer, mas com certeza todos vão se divertir. Senhoras e Senhores: Assim Era a Atlântida.


Ficha
Direção: Carlos Manga
Título: Assim era a Atlântida
Duração: 105 min 
Ano: 1974
Cidade: Rio de Janeiro UF(s): RJ País: Brasil
Gênero: Documentário
Cor: Colorido
Classificação: 10 anos

Dia: 29 de Maio / Hora: 20:00 / Local: E.B.M.
Dilma Lúcia dos Santos / Entrada Franca

maio 09, 2010

22 de MAIO
Curta: BALADA DA CRUZ MACHADO
Terence Keller / 2009



Sinopse:
Terence inspirou-se numa história real que narra sobre a vida dos personagens noturnos e soturnos, que à muitos anos povoam e transformam a Cruz Machado num reduto de marginalidade e troca de experiências veladas e escancaradas do submundo da cidade modelo e fantasmagórica. 
Rua tradicional do centro de Curitiba, onde bêbados, prostitutas, travestis e viciados se misturam aos outros seres reais que moram nas proximidades da Praça Tiradentes e centro. Movimentado burburinho, luzes e trilha sonora impecável fazem deste curta de Terence uma visão realista e não menos poética de uma rua onde passamos olhando pros lados com atenção à noite ou, quem sabe, dividimos o fetiche de também fazer parte da escória clássica de nossa cidade.
A Balada também nos coloca frente a frente com um tema forte e polêmico na cidade de Curitiba. O uso descontrolado do crack, trazendo à tona uma história cheia de meandros e dados sobre a rotina de usuários que se misturam nas night clubs. Um belo poema de Rodrigo Madeira, baseado em fatos reais, retirado do seu livro.
Ficha:
Direção: Terence Keller
Duração: 11'
Ano: 2009
Cidade: Curitiba
Cor: Colorido 
Gênero: Documentário 
Classificação: 14 anos


Longa: ESTÔMAGO
Marcos Jorge / 2008 



Sinopse:

Na vida há os que devoram e os que são devorados. Raimundo Nonato, o protagonista de ESTÔMAGO, se arranja, ao invés disso, por um caminho todo seu, um caminho à parte: ele cozinha.

Nonato é um dos muitos migrantes que partem em direção à cidade grande na esperança de conseguir uma vida que lhe permita, no mesmo dia, almoçar e jantar. Contratado como faxineiro em um bar, Raimundo descobre seu talento nato para cozinha e, com suas coxinhas, transforma o boteco em local de sucesso. É Giovanni, o dono de um conhecido restaurante italiano da região, quem primeiro intui os dotes de cozinheiro de Nonato e muda sua vida, contratando-o como ajudante de cozinheiro. Assim acontece para Nonato a descoberta da cozinha italiana, das receitas, dos sabores e, como não poderia deixar de ser, do vinho. A vida de Nonato muda, inicia-se sua afirmação no mundo: uma casa, roupas, relacionamentos sociais e, sobretudo, o amor de uma mulher, a prostituta de bom apetite Íria, com a qual estabelece uma ancestral relação de sexo em troca de comida.

O talento de Nonato na cozinha também é logo descoberto pelos seus companheiros de cela. Para eles e para seu violento chefe, Bujiú, a chegada do novo companheiro na cela é a salvação pois logo o miserável rancho da cadeia se transforma em pratos exóticos. Nonato, à sua revelia, passa então a ser conhecido como Alecrim, e com esse apelido começa também a sua escalada ao poder.

Como e porque Nonato acabou na cadeia, isto não sabemos. Esta é uma pergunta que será respondida só no final da história, quando se descobrirá o delito cometido por este homem e se completará seu aprendizado. Pois Nonato, apesar de sua ingenuidade e simplicidade, rapidamente aprende as regras da sociedade dos que devoram ou são devorados. Regras que ele usa a seu favor, porque mesmo os cozinheiros têm direito a comer sua parte - e eles sabem, mais do que ninguém, qual é a parte melhor.

Uma fábula nada infantil sobre o poder, o sexo e a culinária. 


Ficha:
Direção: Marcos Jorge
Duração: 112'
Ano: 2008
Cidade: Brasil Itália
Cor: Colorido 
Gênero: Drama
Classificação: 14 anos



Dia: 22 de Maio / Hora: 20:00 / Local: E.B.M.
Dilma Lúcia dos Santos / Entrada Franca

maio 08, 2010

15 de MAIO 
Filme: O BANHEIRO DO PAPA
César Charlone / Enrique Fernández / 2007

              
Sinopse:
Estamos em 1988 e o Papa João Paulo II está vindo para Melo, um pequeno vilarejo no interior do Uruguai. Um grande número de seguidores, a maioria Brasileiros, deverá comparecer à cerimônia em que o Papa fará um discurso sobre a importância do trabalho.

Ao invés de dar as boas vindas ao Papa, muitos dos moradores vêem nos esperados 50.000 seguidores, clientes em potencial para os mais variados tipos de comes e bebes.  

Beto é um “bagayero”, que com sua bicicleta troca os mais variados itens na fronteira. Diariamente, ele percorre exaustivos 120 km até a fronteira. Embora não muito entusiasmado com a visita do Papa, eventualmente tem uma idéia para ganhar dinheiro com os visitantes. Beto irá construir um banheiro em frente à sua casa, situada à uma quadra da Explanada de la Concordia, e cobrará uma “taxa de uso”.

Carmen e Sílvia, sua esposa e filha, não acreditam muito nas empreitadas de Beto, entretanto, concordam que, na pior das hipóteses, a família teria um banheiro novinho.  

O Papa chega em Melo. Até os dias de hoje, a data simboliza a maior calamidade econômica na memória dos habitantes do vilarejo.  Toda a comida e bebida não foram consumidas e, portanto foram doadas ou simplesmente desperdiçadas.

Desapontado e sem dinheiro algum, Beto decide começar de novo. Desta vez com sua filha, que após testemunhar a frustração do pai, o apóia.  

Ficha:
Direção: César Charlone / Enrique Fernández
Duraçao: 97'
Ano: 2007
Cidade: Melo, Uruguai
Cor: Colorido
Gênero: Drama
Classificação: 10 anos

Dia: 15 de Maio / Hora: 20:00 / Local: E.B.M.
Dilma Lúcia dos Santos / Entrada Franca

maio 04, 2010

8 de MAIO 
Filme: CONTO DE OUTONO 
Erick Rohmer / 1998




Sinopse: 
A viúva Magali (Béatrice Romand), de 45 anos, é uma produtora de vinho no sul da França. Isabelle (Marie Rivière), sua melhor amiga, resolve encontrar um novo marido para Magali: põe anúncio num jornal local e até encontra Gérald (Alain Lisbolt), um homem decente. No casamento da filha de Isabelle, Magali conhece Gérald. Mas o problema é que na mesma ocasião ela também conhece Étienne (Didier Sandre), um outro homem.

Ficha:
Direção: Erick Rohmer
Duração:110'
Ano:1998
Cidade:França
Cor:Colorido
Gênero: Romance
Classificação: Livre







Dia: 8 de Maio / Hora: 20:00 / Local: E.B.M.
Dilma Lúcia dos Santos / Entrada Franca





 1º de MAIO
Curta: A PEDRA DA RIQUEZA
Vladimir Carvalho / 1976



Sinopse:

A partir de depoimentos dos próprios garimpeiros, o documentário procura compreender o processo primitivo do trabalho de garimpo da xelita, nas minas da região do vale do Sabugi, Paraíba, consideradas das mais importantes do mundo. Enfoca as rudimentares condições de vida desses trabalhadores, num sistema de trabalho quase primitivo, sem carteira de trabalho, assistência médica ou social e que desconhecem o valor e o destino da matéria-prima que extraem: o tungstênio, utilizado nos mais sofisticados e complexos instrumentos da tecnologia nuclear.


Ficha: 
Direção: Vladimir Carvalho
Duração: 16'
Ano: 1976
Cidade: Rio de Janeiro, Brasil
Cor: Preto e Branco 
Gênero: Documentário 
Classificação: Livre

Longa: UMA QUESTÃO DE TERRA
Manfredo Caldas / 1988



Sinopse:

A partir do assassinato da líder camponesa Margarida Maria Alves, o filme analisa os vários níveis de violência no campo. Dando voz aos trabalhadores rurais, questiona-se, de maneira contundente, o problema fundiário no país, especificamente no Estado da Paraíba. O documentário culmina com os três dias de votação da reforma agrária na Assembléia Nacional Constituinte de 1988.

Ficha:
Direção: Manfredo Caldas
Duração: 80'
Ano: 1988
Cidade: Brasil
Cor: Preto e Branco
Gênero: Documentário
Classificação: livre


Dia: 1º de Maio / Hora: 20:00 / Local: E.B.M.
Dilma Lúcia dos Santos / Entrada Franca