Sessões aos sábados, às 20:00

Escola Dilma Lúcia dos Santos
Rodovia SC 406 (Rodovia Francisco Thomaz dos Santos - Seu Chico) nº 6050
Armação do Pântano do Sul

Ponto de Cultura Baleeira
Rodovia SC 406 (Rodovia Francisco Thomaz dos Santos - Seu Chico) nº 5820, em frente ao trevo da Armação

Informações (48) 9145 9550 (48) 8808 0648

maio 09, 2010

22 de MAIO
Curta: BALADA DA CRUZ MACHADO
Terence Keller / 2009



Sinopse:
Terence inspirou-se numa história real que narra sobre a vida dos personagens noturnos e soturnos, que à muitos anos povoam e transformam a Cruz Machado num reduto de marginalidade e troca de experiências veladas e escancaradas do submundo da cidade modelo e fantasmagórica. 
Rua tradicional do centro de Curitiba, onde bêbados, prostitutas, travestis e viciados se misturam aos outros seres reais que moram nas proximidades da Praça Tiradentes e centro. Movimentado burburinho, luzes e trilha sonora impecável fazem deste curta de Terence uma visão realista e não menos poética de uma rua onde passamos olhando pros lados com atenção à noite ou, quem sabe, dividimos o fetiche de também fazer parte da escória clássica de nossa cidade.
A Balada também nos coloca frente a frente com um tema forte e polêmico na cidade de Curitiba. O uso descontrolado do crack, trazendo à tona uma história cheia de meandros e dados sobre a rotina de usuários que se misturam nas night clubs. Um belo poema de Rodrigo Madeira, baseado em fatos reais, retirado do seu livro.
Ficha:
Direção: Terence Keller
Duração: 11'
Ano: 2009
Cidade: Curitiba
Cor: Colorido 
Gênero: Documentário 
Classificação: 14 anos


Longa: ESTÔMAGO
Marcos Jorge / 2008 



Sinopse:

Na vida há os que devoram e os que são devorados. Raimundo Nonato, o protagonista de ESTÔMAGO, se arranja, ao invés disso, por um caminho todo seu, um caminho à parte: ele cozinha.

Nonato é um dos muitos migrantes que partem em direção à cidade grande na esperança de conseguir uma vida que lhe permita, no mesmo dia, almoçar e jantar. Contratado como faxineiro em um bar, Raimundo descobre seu talento nato para cozinha e, com suas coxinhas, transforma o boteco em local de sucesso. É Giovanni, o dono de um conhecido restaurante italiano da região, quem primeiro intui os dotes de cozinheiro de Nonato e muda sua vida, contratando-o como ajudante de cozinheiro. Assim acontece para Nonato a descoberta da cozinha italiana, das receitas, dos sabores e, como não poderia deixar de ser, do vinho. A vida de Nonato muda, inicia-se sua afirmação no mundo: uma casa, roupas, relacionamentos sociais e, sobretudo, o amor de uma mulher, a prostituta de bom apetite Íria, com a qual estabelece uma ancestral relação de sexo em troca de comida.

O talento de Nonato na cozinha também é logo descoberto pelos seus companheiros de cela. Para eles e para seu violento chefe, Bujiú, a chegada do novo companheiro na cela é a salvação pois logo o miserável rancho da cadeia se transforma em pratos exóticos. Nonato, à sua revelia, passa então a ser conhecido como Alecrim, e com esse apelido começa também a sua escalada ao poder.

Como e porque Nonato acabou na cadeia, isto não sabemos. Esta é uma pergunta que será respondida só no final da história, quando se descobrirá o delito cometido por este homem e se completará seu aprendizado. Pois Nonato, apesar de sua ingenuidade e simplicidade, rapidamente aprende as regras da sociedade dos que devoram ou são devorados. Regras que ele usa a seu favor, porque mesmo os cozinheiros têm direito a comer sua parte - e eles sabem, mais do que ninguém, qual é a parte melhor.

Uma fábula nada infantil sobre o poder, o sexo e a culinária. 


Ficha:
Direção: Marcos Jorge
Duração: 112'
Ano: 2008
Cidade: Brasil Itália
Cor: Colorido 
Gênero: Drama
Classificação: 14 anos



Dia: 22 de Maio / Hora: 20:00 / Local: E.B.M.
Dilma Lúcia dos Santos / Entrada Franca

Um comentário:

  1. parabéns ao cineclube armação pela curadoria de maio. vida longa aos espaços de trocas e de diálogo. abraços do sul, paulo teixeira

    ResponderExcluir