Sessões aos sábados, às 20:00

Escola Dilma Lúcia dos Santos
Rodovia SC 406 (Rodovia Francisco Thomaz dos Santos - Seu Chico) nº 6050
Armação do Pântano do Sul

Ponto de Cultura Baleeira
Rodovia SC 406 (Rodovia Francisco Thomaz dos Santos - Seu Chico) nº 5820, em frente ao trevo da Armação

Informações (48) 9145 9550 (48) 8808 0648

novembro 12, 2013

Sessão de Sábado 9 de Novembro

Cada um com seu cinema
França, 2007, 95 minutos.
35 cineastas apresentam curtas-metragens de 3 minutos, cujo tema é o amor ao cinema.
100 ANOS DO CINECLUBISMO
Divertir, instruir, emancipar!
Por Felipe Macedo
Não existe um estudo sério e abrangente da história dos cineclubes, instituições que o público organiza desde os primórdios do cinema – e mesmo antes: clubes populares usavam lanternas mágicas para ilustrar conferências e debates ao longo do século 19. No entanto, os cineclubes estão na origem da maioria das instituições cinematográficas que não derivam do modelo industrial hollywoodiano. Festivais de cinema, cinematecas, escolas de cinema nasceram dos cineclubes. A maioria dos movimentos cinematográficos surgiu dos cineclubes: o impressionismo francês, o documentário britânico, o documentário independente estadunidense, o neorrealismo italiano, a Nouvelle Vague e praticamente todos os “cinemas novos” nas mais diversas cinematografias. Em muitos países foi em torno dos cineclubes que se estruturou o que se pode chamar de cinema ou cultura cinematográfica nacional. Até surgirem as escolas de cinema todos os cineastas se formavam nos cineclubes. Por que, presente em tantos setores e biografias do cinema, o cineclubismo ocupa um espaço tão diminuto em sua memória e consciência? Minha hipótese é de que isso acontece porque cineclube remete a público. É uma forma institucional criada pelo público insatisfeito com um cinema que se estabeleceu como ]discurso de alienação e dominação. É uma organização potencialmente perigosa, que ameaça o cânone essencial do cinema hegemônico: a apropriação privada dos meios de produção da expressão artística. Embora iniciativas de exibição, discussão e produção de filmes de forma coletiva tenham existido desde o final do século 19, é em 1913 que encontramos um primeiro cineclube amplamente documentado: o Cinema do Povo. Sob a forma de cooperativa, foi criado com o objetivo de produzirum novo modelo de cinema, que representasse os interesses das grandes maiorias. Seu mote era: “Divertir, instruir, emancipar”. Estabelecido em Paris, o Cinema do Povo tinha vínculos estreitos com o meio operário e anarquista, e o modelo repercutiu em diversos países, inclusive no Brasil. 2013 - Ano do Centenário do Cineclubismo Cinema do Povo (Paris) 1913

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