VIVER - Projeto Terra à Vista
Documentário sobre a exibição de filme nas comunidades ribeirinhas da Baía de Camamú (Bahia) e a produção de embarcações de maneira artesanal pelos moradores da mesma localidade.
O menino e o Mundo
Direção: Ale Abreu
Animação. Brasil. 2014. 85min. livre
Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e embarca em uma jornada de descobrimento. Na viagem, o garoto aprende sobre o trabalho no campo e nas fábricas. Vê quando máquinas modernas chegam à indústria, fazendo com que trabalhadores percam o emprego.
Direção: Camilo Cavalcante
Drama. Brasil. 2015. 120min. 16 anos
Em um pequeno vilarejo no Sertão, três histórias de amor e desejo revolucionam a paisagem afetiva de seus moradores. Personagens de um mundo romanesco, no qual suas concepções da vida estão limitadas, de um lado pelos instintos humanos, do outro por um destino cego e fatalista.
Cinco câmeras quebradas
Direção: Emad Burnat e Guy Davidi
Documentário. Palestina/Israel/França. 2011. 90min.
Em 2005, uma pequena cidade na Cisjordânia foi dividida por um muro, construído pelo governo israelense. Com o argumento oficial de proteger um povoado das redondezas, eles prepararam o terreno para a tomada de posse de 150 mil judeus israelenses. Mas o agricultor Emad, morador da região, decidiu armar-se de uma câmera e de formas pacíficas de protesto para tentar conservar suas terras.
Como mudar o mundo
Direção: Jerry Rothwell
Documentário. Grã Bretanha. 2015. 110min.Em 1971 um grupo de amigos navega até uma zona de testes nucleares e sua ação encanta o mundo todo. Com material de arquivo jamais exibido, que dá vida a esta extraordinária aventura, o filme conta a história dos pioneiros que fundaram o Green Peace, que definiu o moderno ativismo verde.
A nação que não esperou por Deus
Direção: Lucia Murat
Documentário. Brasil. 2015. 90min.
O documentário gira em torno da tribo indígena Kadiwéu que vive no Mato Grosso do Sul. A diretora visitou a tribo primeiramente em 1999 para gravar outro filme e agora em 2013/2014. Nesses quase 15 anos, a luz elétrica, a televisão e as igrejas evangélicas chegaram ao local, além da luta de terra dos Kadiwéu contra os pecuaristas. A intenção é analisar os diferentes caminhos da tribo perante os acontecimentos.
Corto Maltese A balada do mar salgado
Direção: Liam Saury e Richard Danto
Animação. França/Itália. 2003. 90min.
No final de 1913, o navio de passageiros Moça de Amsterdã naufraga no Pacífico Sul. Os únicos sobreviventes são Pandora e Cain Groovesnore, um casal de primos. Os náufragos acabam resgatados por um catamarã tripulado por nativos e comandado por um homem de longas barbas e olhar sombrio, chamado Rasputin. Os dois não tardarão a descobrir que os problemas estão longe de findar. Rasputin planeja pedir uma enorme quantia pelas vidas de Cain e Pandora às suas abastadas famílias. Felizmente, o catamarã fará outro estranho encontro com alguém à deriva. Trata-se de Corto Maltese, associado de Rasputin e do Monge, que fora abandonado para morrer por uma tripulação amotinada.
Yang-Tsé
Direção: Nia Ceidiog
Documentário. EUA. 2009. 60min.O rio Yang-Tsé, localizado na China, é a via navegável mais utilizada no mundo. Em contrapartida, sua correnteza é motivo de preocupação em virtude das milhares de mortes que causou no último século. Para conter suas águas, construiu-se a Barragem das Três Gargantas, a qual desempenha papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico do país. Todavia, essa construção vem causando diversos impactos que podem resultar em um desastre ambiental.
Circus Fantasticus
Direção: Janez Burger
Ficção. Eslovênia. 2010. 75min. 14 anos
Neste filme sem diálogos, um homem mora sozinho com seus filhos em uma casa aos pedaços no meio de um campo desolado. Sua esposa acaba de ser morta por uma granada durante uma batalha militar. Ele está à espera de um novo ataque. Mas ao invés disso, uma caravana errante chamada Circus Fantasticus se estabelece próxima a sua casa. É possível que algo belo aconteça num cenário de guerra e morte? A vida pode continuar? É possível imaginar que a morte não existe?
Minutos atrás
Direção: Caio Soh
Comédia/Fantasia. Brasil. 2013. 106min. 12 anos
Nildo (Otávio Muller) e Alonso (Vladimir Brichta) são dois catadores, cujas almas solitárias vagam pela vida atrás de restos de sonhos e medos jogados fora em busca de um motivo para suas vidas. Junto com o cavalo Ruminante (Paulinho Moska), seu companheiro, os dois partilham estórias fantásticas e surreais que, às vezes, beiram a insanidade. Eles caminham rumo à construção de um novo destino para sua existência, angustiados pela passagem do tempo.
A História da Eternidade
Direção: Camilo Cavalcante
Drama. Brasil. 2015. 120min. 16 anos
Das Dores (Zezita Matos) é uma avó, que espera ansiosamente a visita de um neto que foi para a cidade grande e não vê há muito tempo. Querência (Marcélia Cartaxo) é uma viúva solitária. E Alfonsina (Débora Ingrid), uma adolescente, cujo maior desejo é ver o mar.
Serra Pelada, a Lenda da Montanha de Ouro
Direção: Victor Lopes
Documentário. Brasil. 2013. 105min.
Na década de 80, no coração da floresta amazônica, 115 mil homens garimparam 100 toneladas de ouro, carregando nas costas uma montanha de 150 metros de altura. Hoje, Serra Pelada se transformou num lago de 150 metros de profundidade, cercado por miséria, disputas e lendas. A aventura da maior corrida do ouro do século XX, e a segunda maior concentração de trabalho humano depois das pirâmides do Egito, é uma história que não acabou de ser contada. E, embaixo de tudo, tem uma laje de ouro.
O Sal da Terra
Direção: Win Wenders e Juliano Ribeiro Salgado
Documentário. Brasil/França. 2015. 110 min.
O filme conta um pouco da longa trajetória do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado e apresenta seu ambicioso projeto "Gênesis", expedição que tem como objetivo registrar, a partir de imagens, civilizações e regiões do planeta até então inexploradas.
A Reserva
Direção: Lukas Palkowski
Ficção. Polônia. 2007. 100 min. 12 anos.
O fotógrafo, Marcin Wilczynski, depois de se separar da namorada, se muda para um velho sobrado em um bairro de Varsóvia chamado Praga. O proprietário do edifício lhe pede para fazer uma serie de fotos para mostrar o estado decadente da propriedade. Marcin, tirando fotos dos vizinhos e dos arredores do prédio, está descobrindo um mundo totalmente novo pelo qual começa a se fascinar. Encantado pela vizinha - uma cabeleireira sensual, Hanka B., entra na lista negra de um bandido temperamental, Rysiek, que mora com ela. Isso é apenas o começo da série de acontecimentos que mudarão a vida de Marcin, juntando-se a novos amigos...e inimigos.
Blow up
Depois daquele beijo.
Direção: Michelangelo AntonioniDrama. Itália/Inglaterra. 1966. 111 min.
Thomas (David Hemmings) é um fotógrafo de moda que não suporta mais o mundo em que vive, no qual jovens mulheres o perseguem para serem fotografadas na esperança de se tornarem grandes modelos. Um dia, ao passar por um parque de Londres, ele vê um casal à distância e resolve fotografá-los. Ao vê-lo Jane (Vanessa Redgrave) corre ao seu encontro, pedindo que lhe entregue os negativos das fotos. Ele se recusa e vai embora, mas ela descobre o endereço de seu estúdio e vai visitá-lo. Lá Jane tenta seduzi-lo e Thomas a engana, entregando outro rolo fotográfico. Ao revelar as fotos, Thomas percebe que pode ter documentado, sem querer, um assassinato.
PRZYPADEK.
Acaso ou Sorte Cega.
Direção: Krzysztof Kieslowski
Arte. Polônia. 1987. 122 min.
Uma experiência em narrativas paralelas e elípticas que influenciou cineastas no mundo todo por mais de duas décadas, Acaso acompanha Witek, um jovem estudante de medicina que, após a morte do pai, corre para tentar alcançar o último trem para Varsóvia. Partindo desse cenário, o cineasta Krzysztof Kieslowski propõe e explora três diferentes desfechos para a história de Witek, selando seu destino como membro idealista do Partido Comunista, dissidente político e ativista comunitário, ou pai de família pequeno-burguês. Acaso é um estudo sobre o destino, a coincidência e as escolhas individuais. Realizado às vésperas do golpe comunista que condenou à ilegalidade e ao anonimato o principal movimento de abertura política da polônia, o Solidariedade, Acaso foi censurado pelo governo comunista por quase sete anos antes de estrear no Festival de Cannes de 1987.
Sonhos.
Direção: Akira Kurosawa
Drama/Fantasia. Japão. 1990. 119 min.
Sonhos trata – em sua maior parte – da natureza e sua relação com o egoísmo humano, da destruição imposta a si mesmo e ao planeta. São oito episódios, alguns sobre as experiências vividas pelos japoneses após a 1ª Guerra Mundial, como em O Túnel. O trauma das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki, por exemplo, é nítido nos episódios O Demônio Chorão e Monte Fuji em Vermelho. Este último, apesar de tratar de um assunto pesado, tem belas imagens formadas pelas nuvens de radioatividade coloridas (O Amarelo do Estrôncio 90, o violeta do Césio 137 e o vermelho do Plutônio 239).
Mamãe faz 100 anos.
Direção: Carlos Saura
Comédia. Espanha. 1979. 95 min.
Mamãe Faz 100 Anos é uma obra dirigida por um dos mais importantes diretores da Espanha, Carlos Saura. Nesta obra-prima, Saura analisa a sociedade Espanhola durante o regime de Franco, apresentando uma família que aproveita a reunião de aniversário dos 100 anos da matriarca, para planejar sua morte e apoderar-se de sua herança. Mas apesar de fraca e doente, a Mamá (Rafaela Aparicio) ainda possui um caráter forte, impondo sua presença e autoridade frente aos seus individualistas e gananciosos filhos.
Neste sábado vamos exibir dois curtas e um média metragem. Os curtas são baseados na obra do falecido escritor e morador do bairro da Armação Jair Francisco Hamms. Todos 3 dirigidos por mulheres:1- D-T-Tive. direção Fernanda do Canto. Santa Catarina, 2013.2- Alumbramentos. direção Laine Milan. Santa Catarina. 20023- A musa impassível. direção Marcela Lordy. São Paulo. 2011
Down by Law
Direção: Jim Jarmusch
Comédia. EUA. 1986. 107 min.
Zack e Jack são alvo de ciladas, sendo condenados por crimes que não cometeram e indo parar na cadeia. Posteriormente, chega à cela o italiano Roberto, que fala muito mal o inglês, mas é um camarada engraçado e de bem com vida. Além de garantir momentos de alegria aos colegas presos, Roberto é o único que sabe como escapar daquela prisão no meio do nada no estado da Louisiana.
Medianeras
Direção: Gustavo Taretto
Drama. Argentina. 2011. 92 min. 14 anos.
Mariana, Martin e a cidade. Os dois vivem na mesma quadra, em apartamentos um de frente para o outro, mas nunca conseguem se encontrar. Eles se cruzam sem saber da existência do outro. Ela sobe as escadas, ele desce as escadas; ela entra no ônibus, ele sai do ônibus. Eles frequentam a mesma videolocadora, sempre com um stand de filmes os separando. Eles sentam na mesma fileira em um cinema, mas a sala é escura. A cidade que os coloca juntos é a mesma que os separa.
Ventos de Agosto
Direção: Gabriel Mascaro
Drama. Brasil. 2014. 77 min. 14 anos.
Agosto. Um pesquisador de som de ventos alísios desembarca em uma pacata vila de pescadores e abala a rotina de Shirley (Dandara de Morais), que trabalha em uma fazenda, e Jeison (Geová Manoel dos Santos), praticante da pesca submarina. A maré está alta, os ventos fortes e a vila nunca mais será a mesma.
"Eu Sou de Lá” (23min). Prêmio FAM 2014: Júri Popular Diretor: Sansara Buriti Cidade de produção: Florianópolis Duração: 23:00 Ano: 2014 Gênero: DocumentárioO filme aborda a presença de africanos na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. O documentário apresenta um diálogo de ideias e imagens gravadas pela equipe e pelos estudantes. Eles falam sobre o cotidiano no Brasil, seus sonhos e expectativas.
"Os Irmãos Mai” (19min). Prêmios FAM 2014: Melhor filme, direção, roteiro e foto. Diretor: Thais Fujinaga Cidade de produção: São Paulo Duração: 19:00 Ano: 2013 Gênero: Ficção
Dois irmãos precisam levar um presente para sua avó. Quanto mais eles caminham, mais longe parecem estar do seu objetivo.!
"A Pandorga e o Peixe” (18min) Prêmio FAM 2014: Menção honrosa: Diretor: Kátia Klock e Ivan de Sá Cidade de produção: Florianópolis Duração: 17:54 Ano: 2014 Gênero: Documentário
O vento é terral. O pescador joga a linha e ela não passa da arrebentação. Mas é preciso levar o peixe pra casa. Este documentário registra uma incrível alternativa para a pesca, revelando a criatividade do homem do mar, que diante das dificuldades impostas pela natureza, utiliza uma pipa para buscar o peixe na praia do Campeche, em Florianópolis, sul do Brasil.
"Acalanto" (23min) Prêmio FAM 2014: Melhor ator, atriz e júri popular Diretor: Arturo Saboia Cidade de produção: Sán Luís Duração: 23:00 Ano: 2013 Gênero: Ficção
Uma senhora analfabeta busca amenizar a saudade do seu filho ao solicitar a um conhecido que leia diversas vezes a mesma velha e única carta enviada por ele há dez anos. Através dessas leituras, uma bonita amizade e cumplicidade são criadas entre os dois.
"El Vals de Los Inútiles”(80min) Prêmio FAM 2014: Melhor filme Diretor: Edison Cájas Cidade de produção: Santiago Duração: 80:00 Ano: 2014 Gênero: Documentário Legenda: Português
Através do relato de duas histórias paralelas, o documentário narra o movimento estudantil no Chile. Um adolescente imerso no clima político da escola e um ex-prisioneiro da ditadura Pinochet, que redescobre no presente a sua luta passada, encontraram na mobilização social o sentido de suas próprias histórias.
Casa vazia
Direção: Kim Ki-Duk
Drama. Coréia do Sul. 2004. 88 min. 16 anos.
Um jovem vagabundo invade a casa de estranhos e mora nelas enquanto os donos estão fora. Para pagar a estadia ele realiza pequenos consertos ou faz limpeza na casa. Ele costuma ficar um ou dois dias em cada lugar, trocando de casa constantemente. Até que um dia encontra uma bela mulher em uma mansão, que assim como ele também está tentando escapar da vida que leva.
Pão da Felicidade
Direção: Yukiko Mishima
Drama. Japão. 2012. 114 min. Livre.Rie é uma jovem que desde criança tem fixação pelo livro "Mani e a lua". Assim como no livro, ela busca a cara-metade que preencha seu vazio emocional. Ela abre um café numa cidade litorânea e bucólica, junto de seu marido, mas ela é incapaz de demonstrar felicidade com ele. Juntos, eles atendem clientes e os hospedam na sua pousada.
Casanova e a Revolução
Dir.: Ettore Scola
Histórico. Itália/França. 1982. 150 min.
Em junho de 1791, uma diligência que fazia a ligação Paris-Verdun segue de perto a carruagem real na qual fugiam Luís XVI, Maria Antonieta e os seus filhos. O escritor libertino e revolucionário Restif de la Bretonne quer ser testemunha dos acontecimentos e toma lugar na diligência, ao lado de um conjunto de passageiros mais ou menos relacionados com a Revolução Francesa. Um desses passageiros é o célebre Giacomo Casanova. A viagem terminará em Varennes, na Lorena, onde acaba por ser preso.
Viagem ao princípio do mundo
Dir.: Manoel de Oliveira
Ficção. Portugal/França. 1997. 95 min.
Afonso (Jean-Yves Gautier) é um ator francês que está trabalhando em um longa-metragem cujas filmagens ocorrem em Portugal. Seu pai era português, tendo migrado para a França antes da 2ª Guerra Mundial, o que faz com que tenha interesse em conhecer a vila em que ele morava. Para acompanhá-lo nesta viagem seguem o diretor do filme e outros dois atores.
Conversas com meu jardineiro
Direção: Jean Becker
Comédia. França. 2007. 109 min.
Um pintor bem sucedido (Daniel Auteuil) deixa Paris para retornar à pequena cidade onde nasceu, há mais de 50 anos. Sua casa antiga está abandonada, cercada de plantas e mato. Ele decide contratar um jardineiro (Jean-Pierre Darroussin) para lhe ajudar na limpeza. Para sua surpresa, o novo jardineiro é um velho amigo de colégio, que o pintor não via há décadas. Logo uma amizade madura nasce entre os dois, permeada pelas diferentes experiências de vida de cada um.
99 Francs
Dir.: Jan Kounen
Drama/Comédia. França. 2007. 99 min. 14 anos
O filme é uma sátira sobre o a propaganda moderna. O enredo prende-se sobretudo a história de um desenhista de marketing, Octave Parango, que tem um trabalho fácil de lidar, muito bem pago, uma vida livre de drogas e aleatórios relacionamentos sexuais de uma só vez. No entanto, ele começa a ficar cansado do trabalho, e depois que seu primeiro relacionamento de longa data com uma colega de trabalho falha miseravelmente, ele organiza uma revolta contra a propaganda e contra sua própria vida.
Uma longa viagem
Dir.: Lucia Murat
Drama. Brasil. 2011.
Dirigido por Lucia Murat, acompanha a história de três irmãos, com a linha dramática conduzida pela trajetória do caçula que vai para Londres em 1969 – enviado pela família para não entrar na luta armada contra a ditadura no Brasil, seguindo os passos da irmã. Durante os nove anos em que viaja pelo mundo, ele escreve cartas. Contrapondo-se à entrevista e às cartas, os comentários em off da irmã, presa política que virou cineasta e viaja pelo mundo, num processo inverso ao do irmão que, de viajante livre, foi obrigado a enfrentar diversos problemas.
Os últimos cangaceiros
Direção: Wolney Oliveira
Documentário. Brasil. 79 min. 2011
No Filme Os Últimos Cangaceiros, Jovina Maria da Conceição e José Antonio Souto são dois senhores que levam uma vida bem comum pelos últimos 50 anos. O que ninguém sabe, incluindo seus filhos, é que estes nomes são falsos. A dupla, na verdade, é conhecida como Durvinha e Moreno. Eles integraram o bando de Lampião, o mais controverso e famoso líder do cangaço. A verdade só vem à tona quando Moreno, aos 95 anos, resolveu compartilhar suas lembranças com os filhos, além de sair a procura de seu parentes vivos, incluindo seu primeiro filho.
Dir.: Cleber Mendonça
Ficção/Comédia. Brasil. 2009. 24 min. Livre
A cidade brasileira de Recife, que já foi tropical, agora é fria, chuvosa e triste, depois de passar por uma desconhecida mudança climática.
A mão e a luvaA História de um traficante de livros
Dir.: Roberto Orazi
Documentário. Brasil/Itália. 2010. 70 min.
O filme conta a trajetória cidadã do poeta e músico Kcal Gomes, gestor e articulador da Livroteca – que se sentiu estimulado, aos 16 anos, a sair da pobreza em que foi criado para construir o sonho de montar uma biblioteca comunitária sobre as palafitas do Bode, a partir da leitura do primeiro livro, encontrado na maré: A Mão e a Luva.
Patativa do Assaré - Ave Poesia
Direção: Rosemberg Cariry Documentário. Brasil. 2009. 84 min.
A vida e a obra do poeta Patativa do Assaré, a relevância dos seus poemas, o significado político dos seus atos e a sua imensa contribuição à cultura brasileira. Dono de um ritmo poético de musicalidade única, mestre maior da arte da versificação e com um vocabulário que vai do dialeto da língua nordestina aos clássicos da língua portuguesa, Patativa do Assaré é a síntese do saber popular versus saber erudito. Patativa do Assaré consegue, com arte e beleza, unir a denúncia social com o lirismo. Aço e rosa. Quem lê ou escuta a poesia de Patativa do Assaré pensa, emociona-se e conscientiza-se do mundo, porque na sua poesia estão presentes todas as lutas e esperanças do povo; estão reunidas palavras e idéias que se erguem com a dignidade guerreira dos justos, contra todas as formas de obscurantismos e de exploração do homem. No ano de 2001, Patativa do Assaré foi escolhido como um dos mais importantes cearenses do século XX.