Sessões aos sábados, às 20:00

Escola Dilma Lúcia dos Santos
Rodovia SC 406 (Rodovia Francisco Thomaz dos Santos - Seu Chico) nº 6050
Armação do Pântano do Sul

Ponto de Cultura Baleeira
Rodovia SC 406 (Rodovia Francisco Thomaz dos Santos - Seu Chico) nº 5820, em frente ao trevo da Armação

Informações (48) 9145 9550 (48) 8808 0648

março 26, 2014

Sessão de Sábado 29 de Março

Mr. Sganzerla - Os signos da Luz
Joel Pizzini. Rio de Janeiro, 90 min. 2011
Filme-ensaio que recria o ideário do cineasta Rogério Sganzerla por meio dos signos recorrentes em sua filmografia: Orson Welles, Noel Rosa, Jimi Hendrix e Oswald de Andrade. O método de criação, a musicalidade do olhar, o estilo inovador na montagem, o duo com Helena Ignez que revolucionou a mise en scène no cinema, a parceria com Júlio Bressane na produtora Belair e a atitude iconoclasta do diretor atravessam o filme numa linguagem que se contamina com a dicção vertiginosa do artista. Narrado em primeira pessoa, a partir de imagens raras e situações encenadas, hoje com personagens-chave de sua obra, Mr. Sganzerla – Os Signos da Luz revela a cosmovisão do autor catarinense, refletindo sobre seu percurso inventivo.

março 20, 2014

Sessão de Sábado 22 de Março

Mostra Iconoclássicos
Evoé - Retrato de um Antropófago
Dir. Tadeu Jungle e Elaine Cesar. São Paulo, 2011, 104 min.
Diretor, autor e ator. Inquieto e irreverente, José Celso Martinez Corrêa - ou simplesmente Zé Celso - é líder do Teatro Oficina, uma das companhias mais conectadas com o seu tempo. Encenou espetáculos considerados antológicos, como O Rei da Vela, de Oswald de Andrade, Hamlet, de Shakespeare (1993), As Bacantes, de Eurípedes (1996), e Cacilda! (autoria do diretor, 1998). Propõem a desestruturação e reescritura dos textos originais, em prol da incorporação de material autobiográfico dos integrantes ou do próprio Oficina, num movimento autofágico de ir e voltar às próprias origens. Em 2002, deu início à realização de sonho antigo: a montagem na íntegra da obra Os Sertões, de Euclides da Cunha, pelo Teatro Oficina.

março 13, 2014

Sessão de Sábado 15 de Março

Mostra Iconoclássicos
Ex isto
Direção: Cao Guimarães. Minas Gerais, 86 min, 2010
Um filme livremente inspirado na obra Catatau, de Paulo Leminski. O poeta imaginou uma hipótese histórica: "E se René Descartes tivesse vindo ao Brasil com Maurício de Nassau?". Interpretado por João Miguel, o personagem envereda pelos trópicos, selvagem e contemporâneo, sob o efeito de ervas alucinógenas, investigando questões da geometria e da ótica diante de um mundo absolutamente estranho.

março 05, 2014

Sessão de Sábado 8 de Março 2014

As Hiper Mulheres
Direção: Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takumã Kuikuro
Documentário. Brasil, 2011, 80 min.
‘As Hiper Mulheres’ mostra os bastidores do Jamurikumalu, maior ritual feminino do Alto Xingu, que há vinte anos não era encenado devido à sua complexidade – é uma festa grandiosa, com muita comida, adereços e presença de convidados de outras aldeias. A questão espiritual também é de grande importância e gera muito desgaste. Mas a dificuldade maior é que há cantos – muitos e complexos – que precisam ser entoados pelas mulheres da tribo, puxados por uma delas, que precisa dominar todas as letras. Acontece que apenas uma mulher sabe cantar todas as músicas da liturgia e ela fica gravemente doente, pondo em risco o ritual.