Sessões aos sábados, às 20:00

Escola Dilma Lúcia dos Santos
Rodovia SC 406 (Rodovia Francisco Thomaz dos Santos - Seu Chico) nº 6050
Armação do Pântano do Sul

Ponto de Cultura Baleeira
Rodovia SC 406 (Rodovia Francisco Thomaz dos Santos - Seu Chico) nº 5820, em frente ao trevo da Armação

Informações (48) 9145 9550 (48) 8808 0648

novembro 20, 2014

Sessão de Sábado 22 de Novembro

Terra: Amanhã será tarde
Direção: Chico Carneiro. Moçambique, 2013, 60 min. livre.
Filme sobre desafios do país na gestão e administração de terras. Inspirado em fatos reais, o documentário ilustra as implicações da crescente demanda por Terras em Moçambique e os desafios que se colocam no acesso e posse segura deste importante recurso natural, pelas comunidades rurais, face aos vários interesses do setor empresarial, sobre o mesmo.

novembro 14, 2014

Sessão de Sábado 15 de Novembro

FUTATSUME NO MADO
(Still the water)
Direção: Naomi KAWASE França-Japão-Espanha, 2014, 118min. 14 anos.
“Na ilha de Amami, os habitantes vivem em harmonia com a natureza, pensam que um deus habita em cada árvore, cada pedra e cada planta. Uma noite de verão, Kaito descobre o corpo de um homem no mar, a amiga Kyoko vai ajudá-lo a desvendar este mistério. Juntos, aprendem a ser adultos e descobrem os ciclos da vida, da morte e do amor...

outubro 31, 2014

Sessão de Sábado 1 de Novembro

Dia Internacional da Animação
Comemorado no dia 28 de Outubro, é considerado o maior evento simultâneo de animação do mundo, com a participação de 51 países dos 5 continentes e mais 230 cidades brasileiras.

outubro 10, 2014

Sessão de Sábado 11 de Outubro

Montevideo - o sonho da Copa
Direção: Dragan Bjelogrlic
Comédia. Sérvia. 2014, 141min. Livre
Na Iugoslávia de 1930, um grupo de jogadores luta para conseguir chegar à primeira Copa do Mundo de futebol, no Uruguai. Doze anônimos, moradores de bairros populares de Belgrado, tentam formar uma seleção nacional para o campeonato. Das provações iniciais nasce uma forte amizade, romances promissores e, acima de tudo, um esforço coletivo em provar do que são capazes em Montevidéu.

setembro 24, 2014

Sessão de Sábado 27 de Setembro

Branded.
Direção: Aleksandr Dulerayn e Jamie Bradshaw
Drama/Ficção. Russia/EUA. 2012, 160min.
Numa distopia futura, onde empresas e corporações controlam a população consumidora, um homem se esforça para desvendar o mistério por trás de uma conspiração. Sua busca desencadeia uma batalha épica contra forças ocultas que tentam controlar o mundo.

setembro 19, 2014

Sessão de Sábado 20 de Setembro

ARCO
Direção:Kim Ki-duk
Drama. Coréia do Sul. 2005, 90min. Livre
Num barco de pesca, em alto mar, um homem de 60 anos tem vindo a educar uma jovem desde a sua infância. Está combinado que eles vão casar, quando ela fizer 17 anos. Agora, ela tem 16. Vivem em tranquilidade, alugando o barco a pescadores e praticando interessantes rituais. Um dia, um jovem estudante, sensivelmente da mesma idade da rapariga, chega ao barco e vai mudar a vida pacata que até ali o casal levava. Um bizarro triângulo amoroso, com deslumbrantes imagens.

setembro 05, 2014

Sessão de Sábado 6 de Setembro

Tangos, o Exílio de Gardel.
Direção: Fernando Solanas.
Drama/Musical. Argentina/França.1985, 119min. 16 anos
Durante o exílio em Paris, um grupo de argentinos procura confortar a saudade de seu país encenando um tango. Ao mesmo tempo em que isso os ajuda, problemas para entrar em contato com suas famílias e a vida humilde na cidade os remetem de volta à realidade.

agosto 28, 2014

Sessão de Sábado 30 de Agosto

Ali Zaoua, Principe de Casablanca
Direção:Nabil Ayouch
Drama. França/Belgica/Marrocos. 2001, 100min. Livre
Ali, Kwita, Omar e Boubker são crianças de rua. Eles vivem no porto de Casablanca. Ali quer se tornar um marinheiro e conhecer o mundo. Eles são meninos que prometem ser amigos para toda a vida. Durante confronto com a gangue de Dib, Ali é morto. Os outros poderiam abandoná-lo. Mas decidem dar-lhe um funeral de príncipe. Os três amigos embarcam em uma série de encontros que lhes permitem recriar o sonho de Ali: encontrar a ilha com dois sóis. "As Ruas de Casablanca" é um filme inesquecível. Uma lição de vida vinda do outro lado do planeta.

agosto 21, 2014

Sessão de Sábado 23 de Agosto

Blues Brothers
Direção: John Landis
Comédia. EUA. 1980, 133min. 12 anos
Após deixar a cadeia Jake, reencontra seu irmão Elwood, e juntos vão para o orfanato onde foram criados. Lá eles descobrem que o local será fechado se uma dívida de US$ 5 mil com a prefeitura não for paga. Como a freira que dirige o orfanato não aceita de forma alguma dinheiro ganho desonestamente, Jake e Elwood, decidem por retomar a The Blues Brothers Band, na intenção de realizar um grande show e arrecadar a quantia necessária para pagar a dívida.

agosto 08, 2014

Sessão de Sábado 9 de Agosto

A cor do Paraíso
Direção:Majid Majidi
Drama. Irã. 1999, 90min. Livre
Mohammad tem 8 anos, é cego e estuda numa escola especial. Quando seu pai resolve se casar de novo, ele vê o filho como um empecilho. Para piorar, ele não tem mais condições de mantê-lo na escola. É aí que ele resolve mandar o filho passar as férias com um marceneiro cego, para que ele vire seu aprendiz. O filme possui quase todos os elementos de uma tragédia grega: o pai de Mohamad, a vontade dos deuses e uma série de eventos relacionados que conduz à epifania e ao final catártico.

julho 31, 2014

Sessão de Sábado 2 de Setembro

Searching for Sugar Man.
Direção: Malik Bendjelloul
Documentário. Suécia/Grã-Bretanha. 2012, 85min.
Nos anos 1970, Sixto Rodriguez foi um cantor de folk que tentou a sorte na cidade de Detroit, lançando dois discos que não fizeram sucesso. Mais conhecido como Rodriguez, sua trajetória musical teve continuidade na África do Sul, onde se tornou um ícone da música pop local e inspiração para as gerações seguintes. Entretanto, Rodriguez simplesmente havia desaparecido. Rumores indicavam que ele tinha se suicidado, mas não havia qualquer confirmação. Até que, nos anos 1990, um grupo de fãs resolveu tirar a história a limpo e desvendar a verdade por trás do paradeiro do cantor.

julho 25, 2014

Sessão de Sábado 26 de Julho

Dança comigo?
Direção: Masayuki Suo
Romance. Japão. 1996, 119min. 12 anos
Shohei Sugiyama é um típico homem de negócios japonês, que durante o trajeto do seu trabalho para casa vê Mai Kishikawa, uma bela jovem mulher, através da janela de uma escola de dança. Atraído por ela, Shohei se matricula na escola e conhece Mai, uma professora de dança. Inicialmente Mai confunde Shohei com um sedutor, mas para surpresa dela ele é um dançarino naturalmente talentoso, que só está interessado em ter uma boa parceira. Assim Mai começa a treiná-lo para uma competição. Paralelamente Shohei se torna amigo dos excêntricos colegas da escola de dança e entre eles está Toru Miwa, que Shohei conhece bem, pois são colegas de trabalho. Como dançar é visto no Japão como uma atividade fútil para um homem de negócios sério, Shohei mantém segredo disto para a esposa. Ela, por sua vez, ao notar a mudança de comportamento dele passa a acreditar que ele está sendo infiel e contrata um detetive particular para segui-lo.

julho 17, 2014

Sessão de Sábado 19 de Julho

Underground.
Direção:Emir Kusturica
Drama. França/Iugoslávia. 1995, 167min. 16 anos
Na época da Segunda Guerra Mundial, num esconderijo subterrâneo em Belgrado, dois amigos fazem fortuna utilizando grupo de refugiados em porão para produzir armas que vendem no mercado negro. Marko é um jovem líder de uma banda musical, e participa do submundo do tráfico de armas. Junto com seu amigo Blaky, Marko passa a fornecer armas aos membros da resistência e em pouco tempo conseguem enriquecer. No final do conflito, Marko continua iludindo os refugiados por mais quinze anos, para explorá-los e assim tornando-se mais ricos.

julho 03, 2014

Sessão de Sábado 5 de Julho

A história Oficial.
Direção: José Luis Puenzo
Drama. Argentina. 1986, 112min. 16 anos
Na Buenos Aires dos anos 80, Alicia e seu marido Roberto vivem tranqüilamente com Gaby, sua filha adotiva. Porém, após o reencontro com uma velha amiga recém-chegada do exílio, Alicia começa a tomar conhecimento da cruel realidade do regime militar argentino, passando a questionar todas as suas certezas e o que considerava como verdade. Uma realidade para a qual Alicia não estava preparada, mas que agora terá de enfrentar com todas as suas conseqüências.

junho 26, 2014

Sessão de Sábado 28 de Junho

Cyclo.
Direção:Tran Anh Hung
Drama. Vietnã. 1995, 123min. 16 anos
Um jovem que luta pra sobreviver, ganhando algum dinheiro com sua bicicleta-táxi em Saigon, faz contato com um grupo de criminosos. Eles então o apresentam à máfia e ao mundo das drogas e do crime.

junho 19, 2014

Sessão de Sábado 21 de Junho

Mahaleo.
Direção:Cesar Paes e Raymond Rajaonarivelo
Documentário. Madagascar. 2005, 97min. Livre
Em Malgaxe "Mahaleo" significa liberdade, independência e autonomia. Os sete músicos do grupo Mahaleo sempre recusaram o "show-business" apesar dos seus trinta anos de sucesso. Eles se dedicam ao desenvolvimento do país. Esses inventores do Blues Malgaxe são também cirurgiões, médico, agricultor, sociólogo ou deputado... Acredita-se que as canções dos Mahaleo levaram o povo a fazer a revolução de 1972 que levou à queda do regime neo-colonial. Hoje, eles continuam a intervir, sendo a banda mais famosa da ilha do Madagáscar. Guiado pela força e pela emoção das canções do grupo, o filme é um retrato de Madagascar hoje.

junho 12, 2014

Sessão de Sábado 14 de junho

A festa de Babette.
Direção: Gabriel Axel
Drama. Dinamarca. 1987, 102min. 12 anos
Dinamarca, século XIX. Filippa (Bodil Kjer) e Martine (Birgitte Federspiel) são filhas de um rigoroso pastor luterano. Após a morte do religioso surge no vilarejo Babette (Stéphane Audran), uma parisiense que se oferece para ser a cozinheira e faxineira da família. Muitos anos depois, ainda trabalhando na casa, ela recebe a notícia de que ganhou um grande prêmio na loteria e oferece-se para preparar um jantar francês em comemoração ao centésimo aniversário do pastor. Os paroquianos, a princípio temerosos, acabam rendendo-se ao banquete de Babette.

junho 05, 2014

Sessão de Sábado 7 de Junho

Oasis
Direção: Lee Chang Dong
Drama. Coréia do Sul. 2002, 132min. 14 anos
Festejado como o filme seminal da nova onda coreana, Oasis do aclamado diretor Lee Chang Dong conta a história de dois desajustados sociais e sua luta para encontrar amor e aceitação em meio à hipocrisia da vida moderna coreana. O destino ajudou a trazê-los juntos, a família lutou para mantê-los separados.

maio 29, 2014

Sessão de Sábado 31 de Maio

A máquina - o amor é o combustível.
Direção: João Falcão
Drama. Brasil. 2005, 89min. 14 anos
Em Nordestina, cidadezinha perdida no sertão, “Karina da rua de baixo” (Mariana Ximenes) sonha em ser atriz e partir para o mundo. Antes que seu amor lhe escape, “Antônio de Dona Nazaré” (Gustavo Falcão) adianta-se numa cruzada kamikaze para trazer o mundo até Karina. Uma história em que os sonhos contradizem a realidade, as condições geográficas e políticas ameaçam conter a vida, e o amor desempenha o papel de elemento transformador.

maio 22, 2014

Sessão de Sábado 24 de Maio

Contra a parede.
Direção: Fatih Akin
Drama. Turquia/Alemanha. 2004, 121min. 16 anos
Após uma tentativa de suicídio, a bela turca Sibel conhece Cahit numa clínica de recuperação. Ela o pede em casamento e ele aceita, após muita insistência. Este casamento na verdade é uma forma de Sibel fugir das regras de conduta pregadas por sua família conservadora. Assim, numa relação mais liberal os dois continuam envolvendo-se fora do casamento.

maio 17, 2014

Sessão de Sábado 17 de Maio

Elsa e Fred.
Direção: Marcos Carnevale
Comédia/Drama. Argentina. 2006, 106min. 12 anos
Fred (Manuel Alexandre) é um homem aposentado com mais de 80 anos, que leva uma vida tranquila até descobrir que está doente. O que parecia ser o fim de sua vida muda completamente quando ele conhece Elsa (China Zorrilla), sua vizinha, que também tem em torno de 80 anos. Juntos eles realizam novas experiências, redescobrindo o prazer de viver.

maio 08, 2014

Sessão de Sábado 10 de Maio

Escola do riso.
Direção: Mamoru Hosi
Comédia. Japão. 2004, 121min. 12 anos
No Japão dos anos 40, durante a Segunda Guerra, a adaptação de uma peça baseada em Romeu e Julieta sofre interferências de um severo censor do governo, que aos poucos se interessa pelo texto e se diverte com as alterações.

maio 02, 2014

Sessão de Sábado 3 de Maio

Circuito FAM de Cinema
19:00h - Sessão de Curtas
Desencanto. Direção: Marco Stroisch
A guerra dos gibis. Direção: Rafael Terpins e Thiago Brandimarte
Cancha - Naquele tempo era mais moderno. Direção: Luciano Mariz
20:00h - Sessão de Longa
Dossiê Jango.
Documentário. Brasil. 2012, 102min. 12 anos Direção: Paulo Henrique Fontenelle
João Goulart havia sido eleito democraticamente presidente do Brasil, mas foi expulso do cargo após o golpe de Estado de 1 de abril de 1964. Depois disso, Jango viveu exilado na Argentina, onde morreu em 1976. As circunstâncias de sua morte no país vizinho não foram bem explicadas até hoje. Seu corpo foi enterrado imediatamente após a sua morte, aumentando as suspeitas de assassinato premeditado. Este documentário traz o assunto de volta à tona e tenta esclarecer publicamente alguns fatos obscuros da história do Brasil.

abril 16, 2014

Sessão de Sábado 19 de Abril

Temporada de patos.
Direção: Fernando Eimbcke
Comédia. México. 2004, 85min. 12 anos
Flama e Moko são dois garotos de 14 anos que se conhecem desde crianças e vivem na Cidade do México. A dupla tem tudo para enfrentar mais um entediante domingo: um apartamento sem nenhum pai, muitos videogames, revistas de pornografia, refrigerantes e pizzas. Porém, a companhia de eletricidade, o vizinho Ulisses, uma pintura horrível de patos, onze segundos, o jogo do Real Madri contra o Manchester, a vizinha de 16 anos e alguns biscoitos de chocolate são suficientes para acabar com a paz dos dois adolescentes. Nessa confusão, vêm à tona assuntos como divórcio, solidão, amizade e outros problemas da vida adulta.

abril 10, 2014

Sessão de Sábado 12 de Abril

Beautiful People.
Direção: Jasmin Disdar.
Drama. Reino Unido. 1999, 107min. 14 anos
O filme acompanha a história de quatro famílias tipicamente inglesas que se envolvem, de alguma forma, com o drama dos refugiados de guerra. De uma maneira ou de outra, os personagens acabam quebrando preconceitos e rompendo determinadas barreiras sociais que os separam da realidade sofrida desses imigrantes.

abril 03, 2014

Sessão de Sábado 5 de Abril

A memória que me contam.
Direção: Lucia Murat.
Drama. Brasil. 2013, 95min. 14 anos
A ex-guerrilhera Ana (Simone Spoladore), ícone do movimento de esquerda, é o último elo entre um grupo de amigos que resistiu à ditadura militar no Brasil. Com a iminente morte da amiga, eles se reencontram na sala de espera de um hospital. Entre eles está Irene (Irene Ravache), uma diretora de cinema que sente-se perdida diante da iminente morte da amiga e que precisa ainda lidar com a inesperada prisão de Paolo (Franco Nero), seu marido, acusado de ter matado duas pessoas em um atentado terrorista ocorrido décadas atrás na Itália.

março 26, 2014

Sessão de Sábado 29 de Março

Mr. Sganzerla - Os signos da Luz
Joel Pizzini. Rio de Janeiro, 90 min. 2011
Filme-ensaio que recria o ideário do cineasta Rogério Sganzerla por meio dos signos recorrentes em sua filmografia: Orson Welles, Noel Rosa, Jimi Hendrix e Oswald de Andrade. O método de criação, a musicalidade do olhar, o estilo inovador na montagem, o duo com Helena Ignez que revolucionou a mise en scène no cinema, a parceria com Júlio Bressane na produtora Belair e a atitude iconoclasta do diretor atravessam o filme numa linguagem que se contamina com a dicção vertiginosa do artista. Narrado em primeira pessoa, a partir de imagens raras e situações encenadas, hoje com personagens-chave de sua obra, Mr. Sganzerla – Os Signos da Luz revela a cosmovisão do autor catarinense, refletindo sobre seu percurso inventivo.

março 20, 2014

Sessão de Sábado 22 de Março

Mostra Iconoclássicos
Evoé - Retrato de um Antropófago
Dir. Tadeu Jungle e Elaine Cesar. São Paulo, 2011, 104 min.
Diretor, autor e ator. Inquieto e irreverente, José Celso Martinez Corrêa - ou simplesmente Zé Celso - é líder do Teatro Oficina, uma das companhias mais conectadas com o seu tempo. Encenou espetáculos considerados antológicos, como O Rei da Vela, de Oswald de Andrade, Hamlet, de Shakespeare (1993), As Bacantes, de Eurípedes (1996), e Cacilda! (autoria do diretor, 1998). Propõem a desestruturação e reescritura dos textos originais, em prol da incorporação de material autobiográfico dos integrantes ou do próprio Oficina, num movimento autofágico de ir e voltar às próprias origens. Em 2002, deu início à realização de sonho antigo: a montagem na íntegra da obra Os Sertões, de Euclides da Cunha, pelo Teatro Oficina.

março 13, 2014

Sessão de Sábado 15 de Março

Mostra Iconoclássicos
Ex isto
Direção: Cao Guimarães. Minas Gerais, 86 min, 2010
Um filme livremente inspirado na obra Catatau, de Paulo Leminski. O poeta imaginou uma hipótese histórica: "E se René Descartes tivesse vindo ao Brasil com Maurício de Nassau?". Interpretado por João Miguel, o personagem envereda pelos trópicos, selvagem e contemporâneo, sob o efeito de ervas alucinógenas, investigando questões da geometria e da ótica diante de um mundo absolutamente estranho.

março 05, 2014

Sessão de Sábado 8 de Março 2014

As Hiper Mulheres
Direção: Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takumã Kuikuro
Documentário. Brasil, 2011, 80 min.
‘As Hiper Mulheres’ mostra os bastidores do Jamurikumalu, maior ritual feminino do Alto Xingu, que há vinte anos não era encenado devido à sua complexidade – é uma festa grandiosa, com muita comida, adereços e presença de convidados de outras aldeias. A questão espiritual também é de grande importância e gera muito desgaste. Mas a dificuldade maior é que há cantos – muitos e complexos – que precisam ser entoados pelas mulheres da tribo, puxados por uma delas, que precisa dominar todas as letras. Acontece que apenas uma mulher sabe cantar todas as músicas da liturgia e ela fica gravemente doente, pondo em risco o ritual.