Sessões aos sábados, às 20:00

Escola Dilma Lúcia dos Santos
Rodovia SC 406 (Rodovia Francisco Thomaz dos Santos - Seu Chico) nº 6050
Armação do Pântano do Sul

Ponto de Cultura Baleeira
Rodovia SC 406 (Rodovia Francisco Thomaz dos Santos - Seu Chico) nº 5820, em frente ao trevo da Armação

Informações (48) 9145 9550 (48) 8808 0648

agosto 29, 2012

Sessão de Sábado dia 1 de Setembro

Tartarugas podem voar.
Dir. Bahman Ghobadi. Drama. Irã/Iraque, 2004, 95 min. 10 anos
Em uma vila de refugiados curdos no Iraque, na fronteira entre o Irã e a Turquia e pouco antes do ataque americano contra o país, moradores locais buscam desesperadamente uma antena parabólica na intenção de ter notícias via satélite, enquanto crianças mutiladas ganham a vida desarmando minas terrestres que vendem a um intermediário, que por sua vez, vende as minas à ONU. O campo de refugiados parece um lugar saído do inferno. Numa paisagem árida e rochosa, as barracas são montadas entre crateras, tanques de guerra destruídos e cartuchos de munição. Mais estranho ainda é que em meio à imundície e à miséria geral, se vêem peças de equipamento de alta tecnologia. Destas, a mais importante é a antena parabólica que um menino de 13 anos (Soran Ebrahim) conseguiu no mercado negro. O garoto pensa que, tendo acesso aos noticiários norte-americanos transmitidos por cabo, os moradores do acampamento poderão descobrir o que vai acontecer com eles. O fato de ele tentar encontrar "a resposta" quanto ao destino deles o eleva a uma posição de poder dentro do campo. Apelidado de Satélite, ele preenche um vazio de liderança num lugar onde os líderes, que parecem da Idade da Pedra, nem sequer sabem o que são os Estados Unidos ou o que está acontecendo em seu próprio país. Animadas pela coragem de Satélite, as crianças do campo conseguem sobreviver desarmando minas terrestres. Muitas delas, como o próprio Satélite, não têm família nenhuma. Seus pais ou parentes foram assassinados por Saddam Hussein, ou então, como é o caso de uma garota, suas vidas emocionais foram marcadas para sempre pela devastação provocada pelo Exército Republicano. O longa metragem foi vencedor do Hugo de Prata do Festival Internacional de Cinema de Chicago.

agosto 09, 2012

Sessão de Sábado dia 25 de Agosto

Simples mortais
Dir. Mauro Giuntini. Drama. Brasil, 2007, 80 min. 16 anos
Brasília. Jonas (Leonardo Medeiros) está insatisfeito no casamento e resiste às tentações da carne. A maior delas vem de uma aluna, Yara (Tatiana Muniz), que se insinua ao professor no intuito de passar na matéria que ele leciona. Paralelamente há Amadeu (Chico Sant'anna), um funcionário público que trabalha também como músico. Ele mora com o filho, Carlos Eduardo (Eduardo Moraes), com quem tem um relacionamento instável. Já Diana (Narciza Leão) é a apresentadora de um telejornal local que se submete a um tratamento de hormônios, com o objetivo de engravidar.

Sessão de Sábado dia 18 de Agosto

ROGOPAG - ‘La Ricotta’ e ‘Il pollo ruspante’
Dir. Pier-Paolo Pasolini e Ugo Gregoretti. Comédia, Drama. Itália, 1963, 67 min. 12 anos
Rogopag - Relações Humanas é a memorável reunião de quarto curtas-metragens de cineastas consagrados: PUREZA de Roberto Rossellini. MUNDO NOVO de Jean-Luc Godard. A RICOTA de Pier-Paolo Pasolini: A história de um cineasta (Orson Welles) que realiza, na periferia de Roma, um filme baseado na Paixão de Cristo. O FRANGO CASEIRO de Ugo Gregoretti: Influenciada por um anúncio, jovem família parte para o campo, para comprar sua nova casa. Apresentaremos apenas estes dois últimos filmes, e logo após teremos uma pequena confraternização com o Núcleo Gestor Distrital do Pântano do Sul do Plano Diretor Participativo.

Sessão de Sábado dia 11 de Agosto

Mi Mejor Enemigo
Dir. Alex Bowen. Drama. Argentina, 2005, 100 min. 14 anos
Durante a quase guerra entre o Chile e a Argentina durante os anos 70, uma patrulha chilena está perdida no limite do pampa Argentino. Logo eles descobrem que uma patrulha argentina está perto deles na mesma situação, de modo que os inimigos em breve começam a agir de forma mais amigável entre eles.

Sessão de Sábado dia 4 de Agosto

Corto Maltese - La cour secrète des Arcanes
Dir. Pascal Morelli. Animação, Aventura. França, 2002, 92 min. 10 anos
Baseado no HQ de Corto Maltese, de Hugo Pratt, a história mostra Corto Maltese e seu parceiro, o russo louco Rasputin, na Sibéria durante a Revolução Russa. Eles são contratados pela sociedade secreta chinesa Lanternas Vermelhas para roubar um trem que carrega o tesouro imperial do czar. Segue-se, então, uma sequência em que Corto e seus aliados precisam combater os vários senhores da guerra que dominam o lugar na busca pelo tesouro.