Sessões aos sábados, às 20:00

Escola Dilma Lúcia dos Santos
Rodovia SC 406 (Rodovia Francisco Thomaz dos Santos - Seu Chico) nº 6050
Armação do Pântano do Sul

Ponto de Cultura Baleeira
Rodovia SC 406 (Rodovia Francisco Thomaz dos Santos - Seu Chico) nº 5820, em frente ao trevo da Armação

Informações (48) 9145 9550 (48) 8808 0648

agosto 31, 2011

Dia 24 de Setembro


Sinopse:
São Paulo, 1981. A família de Otávio e Romana é o pequeno mundo onde ressoam os grandes problemas do Brasil atual. Otávio é um chefe de família à moda antiga, que exige respeito, obediência, e gostaria que seu filho mais velho, Tião, operário como ele, compartilhasse seus anseios e objetivos. Otávio é líder sindical, envolvido com a questão política, num momento em que as coisas começam a acontecer na classe operária brasileira. Lidera sua categoria profissional do mesmo modo que a família: com decisão e ponderação. Não é exaltado, e seus gestos são marcados pela cordialidade, pelo desejo de chegar ao entendimento. Tião, tem outros planos. Nascido sob outro signo, do Brasil desenvolvimentista, não vê muito sentido nos valores da solidariedade de classe defendidos pelo pai. Para ele, a política sindical é a causa da miséria da família: jé levou seu pai à prisão e não quer para si esse tipo de vida. Está apaixonado. Quer comprar móveis, instalar sua casa, juntar dinheiro para se casar com Maria, operária como ele. Esta, apaixonada, sonha com o filho que vai nascer. No entanto, seu universo é mais amplo que o de Tião. Para ela há outros valores tão importantes quanto o desejo de formar família. Aos poucos percebe que não está de acordo com tudo o que Tião diz e pensa. Romana cuida com afeto da casa onde a família recupera as forças para a labuta diária, mas acha que a vida lhe cobra muito caro. Sabe quanto é duro ser mulher mulher de líder operário, e isso tornou-a resmungona. Teme que a nov prisão do marido lhe destrua o lar. Teme uma fatalidade e consulta as cartas para ver o que o destino reserva à sua família. A greve, a violência a repressão mais uma vez ressoam na modesta casa de Otávio.


Ano: 1981
Duração: 120'
Produção Direção: Leon Hirszman
Roteiro: Leon Hirszman
Elenco: Gianfrancesco Guarnieri, Fernanda Montenegro, Carlos Alberto Riccelli, Bete Mendes
Gênero: Drama
Dia 24 de Setembro / Hora: 20:00

Local: E.B.M. Dilma Lúcia dos Santos Rod. Seu Chico 6050 

Armação, Florianópolis

Entrada Franca!
Dia 17 de Setembro


Sinopse:
O casal de caipiras comerciantes de ovos, Anastácio e Cleci, são surpreendidos por um estrondo em seu galinheiro. Anastácio encontra entre suas galinhas um globo metálico. No dia seguinte, Cleci lê no jornal sobre o acidente com o satélite russo Sputnik e reconhece na fotografia um objeto semelhante ao que caiu em seu quintal. Anastácio leva o globo à casa de penhores e mostra-o para a funcionária Dorinha. Ela liga para o jornal onde trabalha seu namorado, Nelson, e lhe conta o fato. Alberto, jornalista inescrupuloso, ouve a conversa entre o casal e conta a novidade ao chefe do jornal. Nelson vai ao encontro de Anastácio e pede a ele que esconda o objeto. Anastácio coloca-o dentro do poço. A notícia de que o Sputnik caiu no Brasil vira primeira página dos jornais. Anastácio e Clecy se transformam em celebridades. Hospedam-se no Copacabana Palace, onde recebem propostas de grupos de russos, americanos e franceses que tentam seduzir Anastácio, apresentando-lhe a cantora francesa Bebe. Os interesses desmedidos dos estrangeiros pelo satélite levam os dois à loucura. Anastácio é raptado pelos franceses e Nelson pelos americanos. Fogem e voltam para a casa de Anastácio. Russos, americanos e franceses os seguem, disputando o valioso troféu, que ninguém sabe onde está. Anastácio revela o local onde o Sputnik se encontra e todos se alvoroçam. Não encontram nada no poço. Ao passar pelo local, o sacristão diz que pegou o Sputnik e transformou-o em pára-raios para a igreja. Os agentes estrangeiros partem decepcionados e Anastécio Cleci voltam para casa, mas se deparam com o verdadeiro Sputnik que acabara de cair no galinheiro.

Ano: 1959
 Duração: 98'
Produção Direção: Carlos Manga
Roteiro: José Cajado Filho
Elenco: Oscarito, Cyl Farney, Zezé Macedo, Neide Aparecida, Norma Bengell, Jô Soares
Gênero: Comédia

Dia 17 de Setembro / Hora: 20:00

Local: E.B.M. Dilma Lúcia dos Santos Rod. Seu Chico 6050 

Armação, Florianópolis

Entrada Franca!
Dia 10 de Setembro

Pick Pocket
Batedor de Carteiras

Sinopse:

O personagem principal é Michel (Martin LaSalle), um jovem que começa a bater carteiras por prazer e pela emoção do roubo, e isso vira uma compulsão. Ele é preso, percebe o choque que isso causa em sua mãe e em seus amigos e reflete sobre seus atos. Porém, depois de solto, ele se junta a um ladrão veterano e volta ao crime. Sua consciência pesa, bem como a memória de sua mãe. Também a presença de Jeanne (Marika Green), uma jovem por quem se apaixona, lhe faz pensar em deixar o crime, o que acontece de forma irônica. O filme contou com um batedor de carteiras como consultor. A frieza do tratamento, o rigor e a economia dos efeitos psicológicos faz deste filme um grande clássico da escola Bresson. Inspirado em Crime e Castigo, de Dostoievski
Pickpocket (França/França, 1959).
De Robert Bresson. Com Jean Pelegri, Martin Lassale, Pierre Etaix, Pierre Lemarie. Duração 75′.
Obra-prima de Bresson e um dos mais importantes filmes da história do cinema.
Berlim 1960: Seleção Oficial

Dia 10 de Setembro / Hora: 20:00

Local: E.B.M. Dilma Lúcia dos Santos Rod. Seu Chico 6050 

Armação, Florianópolis

Entrada Franca!
Dia 3 de Setembro 


Sinopse:
Acompanhados de seu violão ou pandeiro, imigrantes nordestinos misturam poesia e música e nos mostram a São Paulo deles. Verdadeiros cronistas, os repentistas improvisam rimas e versos para falar do cotidiano da grande cidade e relembrar seu nordeste.
Duração: 94 minutes
Formato: 35 mm
Ano: 2000
Roteiro: Marie Clémence et César Paes
Música: Siba do mestre Ambrósio , Lindalva & Terezinha , Banda de Pífanos de Caruarú e Sonhador & Peneira
Fotografia: Cesar Paes
Edição: Agnès Contensou
Diretor: Marie Clémence et César Paes
Produtor: Marie-Clémence Paes
Som: João Godoy
Mistura de som: Marina Lerchs
Produção: Laterit productions
uma coprodução: AF Cinema e video , Voyage , Mezzo , Cobra Films e LX Filmes
Apoio: Ministère de la culture e CNC 

Dia 3 de Setembro / Hora: 20:00
Local: E.B.M. Dilma Lúcia dos Santos Rod. Seu Chico 6050 
Armação, Florianópolis
Entrada Franca! 

agosto 15, 2011

Dia 27 de Agosto

Uma Visita a Ali Farka Touré

Sinopse:

"O bluesman do deserto", como o apelidam no ocidente, nos conduz à própria história do artista, o que quer dizer uma geografia muito precisa: Niafunké, no norte do Mali, entre a curva do deserto e do rio do Niger, onde sopra o vento "harmattan". É neste universo mestiço e mágico, onde povos e culturas sempre estiveram próximos , em que Ali Farka Touré irá extrair verdadeiramente sua inspiração musical. Fontes tradicionais se agregam ao soul e ao blues americano, propiciando o nascimento de uma grande música internacional que soube permanecer fiel a suas origens.

De Marc Huraux, França, 2000, 52min. Documentário. Livre. 

Dia 27 de Agosto / Hora: 20:00
Local: E.B.M. Dilma Lúcia dos Santos Rod. Seu Chico 6050
Armação, Florianópolis
Entrada Franca!
Dia 20 de Agosto 
Rocha que Voa
Sinopse:

Um filme-ensaio sobre o papel dos intelectuais na América Latina. O exílio em Cuba de 1971 a 1972, um dos períodos menos conhecidos da vida de Glauber Rocha, coincide com um período de grande euforia e discussão em torno do papel das artes na revolução social e política dos países da América Latina e do Terceiro Mundo. Glauber, com sua fala barroca e poética, propõe o cinema como principal instrumento cultural e político para a promoção da unidade latino-americana. 
Ficha de Informações do Filme
Título: Rocha que voa
Duração: 94 min e 20 seg.
Ano: 2002
Cidade: Rio de Janeiro UF(s): RJ País: Brasil
Gênero: Documentário
Subgênero:
Cor: Colorido
Direção: Eryk Rocha 
Classificação indicativa: Livre
Dia 20 de Agosto / Hora: 20:00
Local: E.B.M. Dilma Lúcia dos Santos Rod. Seu Chico 6050
Armação, Florianópolis
Entrada Franca!

Dia 13 de Agosto 

A Ostra e o Vento 
Sinopse:

A jovem Marcela vive com seu pai, o faroleiro José, e o velho Daniel em uma ilha. Seu único contato com o mundo exterior acontece por intermédio dos quatro marinheiros que, regularmente, levam provisões aos ilhéus. A vida de Marcela segue tranquila, protegida pelas palavras de Daniel, que a ensina a ler e é sua fonte de ternura e conhecimento, e pela severidade do pai, que quer mantê-la a salvo do resto do mundo. Quando a menina se torna adolescente, porém, começa a sentir o aflorar de sua sexualidade e o desejo de viver intensamente.
Ficha de Informações do Filme
Título: A ostra e o vento
Título (inglês): The Oyster and the Wind
Duração: 116 min e 5 seg.
Ano: 1997
Cidade: Jijoca de Jericoacoara UF(s): CE País: Brasil
Gênero: Ficção
Subgênero: Aventura
Cor: Colorido
Direção: Walter Lima Júnior
Roteiro: Flávio Ramos Tambellini e Walter Lima Jr.
Elenco: Lima Duarte, Leandra Leal, Fernando Torres, Floriano Peixoto, Castrinho e Debora Bloch
Classificação Indicativa: 12 anos
  Dia 13 de Agosto / Hora: 20:00
Local: E.B.M. Dilma Lúcia dos Santos Rod. Seu Chico 6050
Armação, Florianópolis
Entrada Franca!
Dia 6 de Agosto

MEMORIES


Criado pelo célebre mestre da animação Katsuhiro Otomo (Akira, Roujin Z), Memories consiste em três histórias deslumbrantes cada uma com um estilo surpreendente.
"Magnetic Rose" dirigida por Koji Morimoto (Animatrix) e baseada em um curta de Otomo, fala sobre dois viajantes espaciais que, seguindo um sinal, acabam sendo levados para um mundo magnífico criado pelas memórias de uma mulher.
Tensai Okamura (Wolf's Rain) dirige "Stink Bomb", onde um jovem químico acidentalmente se transforma em uma arma biológica implacável pronta para atingir Tóquio.
"Cannon Fodder" de Otomo mostra um dia da vida de uma cidade que tem como único propósito disparar canhões em inimigos desconhecidos.

Ficha:
Duração: 113 min
Ano: 1995
País: Japão
Gênero: Animação

Dia 6 de Agosto / Hora: 20:00
Local: E.B.M. Dilma Lúcia dos Santos Rod. Seu Chico 6050
Armação, Florianópolis
Entrada Franca!