Sessões aos sábados, às 20:00

Escola Dilma Lúcia dos Santos
Rodovia SC 406 (Rodovia Francisco Thomaz dos Santos - Seu Chico) nº 6050
Armação do Pântano do Sul

Ponto de Cultura Baleeira
Rodovia SC 406 (Rodovia Francisco Thomaz dos Santos - Seu Chico) nº 5820, em frente ao trevo da Armação

Informações (48) 9145 9550 (48) 8808 0648

abril 03, 2011

Dia 30 de Abril

Barravento 
Glauber Rocha /BR / 1962 / 80
SINOPSE:
  Numa aldeia de pescadores de xaréu, cujos antepassados vieram da África como escravos, permanecem antigos cultos místicos ligados ao candomblé. A chegada de Firmino, antigo morador que se mudou para Salvador fugindo da pobreza, altera o panorama pacato do local, polarizando tensões. Firmino tem uma atração por Cota, mas não consegue esquecer Naína que, por sua vez, gosta de Aruã. Firmino encomenda um despacho contra Aruã, que não é atingido, ao contrário da aldeia que vê a rede arrebentada, impedindo o trabalho da pesca. Firmino incita os pescadores à revolta contra o dono da rede, chegando a destruí-la. Policiais chegam à aldeia para controlar o equipamento. Na sua luta contra a exploração, Firmino se indispõe contra o Mestre, intermediário dos pescadores e do dono da rede. Um pescador convence Aruã de pescar sem a rede, já que a sua castidade o faria um protegido de Iemanjá. Os pescadores são bem sucedido na empreitada, destacando-se a liderança de Aruã. Naína revela para uma preta velha o seu amor impossível por Aruã. Diante da sua derrota contra o misticismo, Firmino convence Cota a tirar a virgindade de Aruã, quebrando assim o encantamento religioso de que ele estaria investido por Iemanjá. Aruã sucumbe à tentação. Uma tempestade anuncia o "barravento", o momento de violência. Os pescadores saem para o mar, com a morte de dois deles, Vicente e Chico. Firmino denuncia a perda de castidade de Aruã. O Mestre o renega. Os mortos são velados, e Naína aceita fazer o santo, para que possa casar com Aruã. Ele promete casamento, mas antes decide partir para a cidade de forma a trabalhar e conseguir dinheiro para a compra de uma rede nova. No mesmo lugar em que Firmino chegou à aldeia, Aruã parte em direção à cidade

Curtas
O Fim das Velas do Recôncavo
Guido Araujo / BA / 1976 / 23
O Pátio
Glauber Rocha / BA / 1959 / 11'

Dia 30 de Abril / 20hs
Local: E.B.M. Dilma Lúcia dos Santos Rod. Seu Chico 6050
Armação, Florianópolis
Entrada Franca!
Dia 23 de Abril
A dama do Cine Shangai

Vencedor de onze premiações, dentre elas sete troféus Kikito do Festival do Cinema Brasileiro de Gramado, o terceiro longa-metragem de Guilherme de Almeida Prado é um thriller policial em homenagem ao clássico cinema noir norte-americano. Classificado pelo próprio autor nos créditos finais como um “filme b”, esta obra é marcada por um humor sutil e ferino. Lucas, cafajeste tipicamente brasileiro interpretado por Antônio Fagundes, se envolve em uma trama de intriga e suspense,marcada muitas vezes por um delicioso nonsense. Conduzido de forma inteligente e despretensiosa até um grand finale digno das melhores produções policiais, o filme ainda conta com um invejável elenco de grandes estrelas da dramaturgia brasileira.

Ficha: 

Direção: Guilherme de Almeida Prado

Duração: 114'

Ano: 1988

Cidade: São Paulo 

Gênero: Ficção

Classificação: 16 ano
Dia 23 de Abril / 20:00h
Local: E.B.M. Dilma Lúcia dos Santos Rod. Seu Chico 6050
Armação, Florianópolis
Entrada Franca!

Dia 16 de Abril

ViDeo Nas aLdeiAs

De volta à terra boa 
Mari Corrêa e Vicent Carelli / PE / 2008 / Doc. / 21'
Huni Meka - Os cantos do Cipó 
Josias Maná Ka xinawá e Tadeu Sia Ka xinawa / PE / 2006 / Doc. / 25'
Nguné Elu - O dia em que a lua menstruou 
Mutuá Kuikuro e Takumã Ku ikuro / PE / 2004 / Doc. /27'
Priara Jõ - Depois do ovo, a guerra  
Komoi Panará / PE / 2008 / Doc. / 14'


Dia 16 de Abril / 20hs
Local: E.B.M. Dilma Lúcia dos Santos Rod. Seu Chico 6050
Armação, Florianópolis
Entrada Franca!
Dia 9 de Abril
THE COVE



 Sinopse:

O filme acompanha ex-treinador de golfinhos Ric O'Barry para documentar as operações de caça de golfinhos em Taiji, Wakayama, no Japão.  Em 1960, O'Barry ajudou a capturar e treinar os cinco golfinhos selvagens que dividiu o papel de " Flipper "na série de televisão de mesmo nome". O espetáculo, um fenômeno da cultura pop, alimentada adoração pública generalizada dos golfinhos, que influenciam o desenvolvimento de parques marinhos que inclui golfinhos em suas atrações.  Depois que um dos golfinhos, na opinião O'Barry, cometeram uma forma de suicídio em seus braços, fechando sua bolha, voluntariamente, a fim de sufocar, O'Barry veio ver o cativeiro do golfinho como uma maldição, não uma bênção. Dias depois, ele foi preso perto da ilha de  Bimini , na tentativa de cortar um buraco na caneta do mar, a fim de definir um golfinho capturado livre.  Desde então, segundo o filme, O'Barry tem se dedicado em tempo integral como um advogado em nome dos golfinhos em todo o mundo.

Ficha:

Direcção: Louie Psihoyos
Duração: 91'
País: Estados Unidos
Ano: 2009 


Dia 9 de Abril / 20hs
Local: E.B.M. Dilma Lúcia dos Santos Rod. Seu Chico 6050
Armação, Florianópolis
Entrada Franca!
 
Dia 2 de Abril

JANGO


 Sinopse:

Um relato da vida política brasileira dos anos 60, tendo como fio condutor a biografía do presidente João Goulart. Sua ascensão e queda até a morte no exílio são reconstituídas a partir de material de arquivo e entrevistas com personalidades como o ministro Afonso Arinos de Melo Franco o general Antonio Carlos Muricy, Leonel Brizola, Celso Furtado e Frei Betto, entre outros.

Ficha:
Direcção: Silvio Tendler
Duração: 115'
Ano: 1984
Cidade: RJ
Gênero: Documentário
Classificação: 12 anos  

Dia 2 de Abril / 20hs
Local: E.B.M. Dilma Lúcia dos Santos Rod. Seu Chico 6050
Armação, Florianópolis
Entrada Franca!