Sessões aos sábados, às 20:00

Escola Dilma Lúcia dos Santos
Rodovia SC 406 (Rodovia Francisco Thomaz dos Santos - Seu Chico) nº 6050
Armação do Pântano do Sul

Ponto de Cultura Baleeira
Rodovia SC 406 (Rodovia Francisco Thomaz dos Santos - Seu Chico) nº 5820, em frente ao trevo da Armação

Informações (48) 9145 9550 (48) 8808 0648

abril 08, 2010


17/4
Filme: RIO DE JANO
Anna Azevedo, Eduardo Souza Lima e Renata Baldi   2004


Sinopse:
No fim do ano de 2000 o desenhista francês Jano, especialista em cadernos de viagem, visitou o Rio de Janeiro. Durante 50 dias, em sua terceira vinda, ele deu um profundo mergulho na vida carioca ao conhecer lugares jamais representados nos cartões-postais e pessoas de todas as classes sociais. O resultado desta incursão é um album que se tornou obra de referência quando o assunto é o modo de ser do carioca contemporâneo, o seu jeito sui generis de levar a vida e os contrastes desta cidade ao mesmo tempo bela e pobre, alegre e violenta. Uma espécie de tratado antropológico visual e pop, que impressiona pela riqueza e precisão dos detalhes. O documentário acompanha o processo de criação desta obra e traz uma cidade sob um ângulo inusitado, a partir do agudo e raro senso de observação e percepção do desenhista.
Ficha
Título Original: Rio de Jano Gênero: Documentário Tempo de Duração: 73 minutos Ano de Lançamento (Brasil): 2004 Site Oficial: www.hybrazilfilmes.com/riodejano Estúdio: Hy Brazil Films Distribuição: Riofilme / Grupo Novo de Cinema e TV Direção: Anna Azevedo, Eduardo Souza Lima e Renata Baldi Roteiro: Anna Azevedo, Eduardo Souza Lima e Renata Baldi Produção: Anna Azevedo Música: Lucas Marcier e Rodrigo Marçal Fotografia: Mário Carneiro e André Vieira Edição: Renata Baldi e Cristiana Grumbach Elenco Jano
Prêmios
Exibido na mostra Premiére Brasil, no Festival do Rio 2003.


Dia: 20 de março / Hora: 20:00 / Local: E.B.M. Dilma Lúcia dos Santos / Entrada Franca
24/4 Filme: 
curta: Um Dia na rampa
Luiz Paulino dos Santos / 1957




Sinopse:
Um dia na rampa do mercado modelo de Salvador, onde chegavam os saveiros voltando do recôncavo trazendo produtos para comércio na capital. Tradição da capoeira, do candomblé e outros costumes são apresentados no decorrer do filme, rodado em 1955.

Ficha:
Direção e roteiro: Luiz Paulino dos Santos
Título: Um Dia na rampa
Ano: 1957
Cidade: Salvador UF(s) BA
País: Brasil
Gênero: Documentário
Cor: PB
classificação: livre


longa: Bahia de Todos os Santos
Trigueirinho Neto / 1960

                                    

Sinopse:
A trama gira em torno de um grupo de amigos inconformados com o marasmo e a vida monótona da capital baiana, na época da ditadura de Getúlio Vargas, Tonho, um mulato rejeitado pelos pais que vive de pequenos furtos no porto de Salvador, vive conflitos sociais, políticos e religiosos. Sua amante inlgesa quer afastá-lo dos companheiros, mas ele se envolve num atrito entre grevistas e a polícia, terminando por roubar a amante para ajudar os perseguidos. Insatisfeira, ela o denuncia, comprometendo-o politicamente. Ele é preso e, quando volta para a familia, seu drama permanece.


Ficha:
Diretor e roteirista: Trigueirinho Neto.
Título: Bahia de Todos os Santos
Duração: 98 min
Ano: 1960
Cidade: UF(s) BA Pais: Brasil
Gênero: Ficção
Cor: PB
classificação: 12 anos


Dia: 27 de março / hora: 20:00 / Local: E.B.M Dilma Lúcia dos Santos / Entrada Franca